0
1
1
2
4
3
8
6
5
7
 

As atividades educativas do Centro de Arqueologia de Almada promovem a educação patrimonial das crianças e dos adolescentes. A educação patrimonial é uma ferramenta para a compreensão da história e da paisagem. Através dela desenvolvem-se referências culturais importantes para a vida em sociedade.
As atividades de educação patrimonial dão a conhecer o Património e valorizam-no como marca identitária. Edifícios, memórias, lugares e objectos usados no passado são também recursos de aprendizagem. Com eles, criamos experiências educativas em diversas áreas do saber e das artes.
A acção educativa do Centro de Arqueologia de Almada apoia-se no conhecimento construído pela associação ao longo dos anos e tem três valores básicos: rigor científico; aproximação dos conteúdos aos destinatários; cariz experimental.
Em cada ano letivo vamos alargando o número de atividades disponível, tendo em vista abranger os vários níveis etários e ir ao encontro dos programas escolares.

Ver Programa Educativo CAA 2016/2017

Visitas Guiadas

• Agora Eu era o Rei (pré-escolar – 5 anos)

• Almada Velha, uma Visita Guiada (do 3º ao 6º ano) descarregar guião

• Desafio em Cacilhas (3º e 4º ano)

• Peregrinação no Pragal (3º e 4º ano)

• Vamos Explorar a Cova da Piedade (6º e 8º ano)

• Costa de Caparica, do pescador ao turista (1º e 2º Ciclo)

• À Volta da Escola...

A observação, o registo, a interpretação do meio envolvente e a dramatização, são algumas das estratégias utilizadas nas nossas visitas guiadas. Os percursos são orientados por monitores especializados.

O contacto directo com o Património é a principal “mais-valia” destas actividades.

 

 

Sessões Temáticas

 À Procura da Janela da Carochinha (Pré-escolar) (nova)

• O que é a Arqueologia? (5º e 7º ano) 

• Os Primeiros Povoadores (5º ou 7º ano) 

• Romanos no Vale do Tejo (5º, 7º ou 10º ano)

• Os Árabes aqui tão perto (4º, 5º e 7º ano) 

• Batalha da Cova da Piedade, a vitória da mudança (6º ano – Lutas Liberais)

• Vidas de Fábrica (8º ano - Industrialização)

• Vozes da Resistência (9º ano – Oposição Democrática ao Estado Novo)

• O Património da Costa (3 e 4 º ano)

• O Património da Caparica (3 e 4 º ano)

• Bulhão Pato, Poeta da Caparica (3 e 4 º ano)

Estas sessões, orientadas por monitores do Centro de Arqueologia de Almada, realizam-se na sala de aula e constam de duas partes: apresentação em powerpoint, seguida de uma actividade prática.

• Campo de Simulação Arqueológica

O CAA criou um espaço lúdico-pedagógico onde é possível experimentar as várias tarefas da actividade arqueológica e descobrir a vida quotidiana na Antiguidade.

Numa simulação em tudo idêntica à realidade, as equipas de investigadores desempenham as diversas funções necessárias no campo arqueológico, desde a prospecção à apresentação de resultados científicos, passando pela escavação, registo e tratamento dos materiais.

Aqui também é possível festejar aniversários.

Outras: 

• Aldeia Pré-Histórica

• Olimpíadas da Arqueologia

• Ateliers de olaria, cestaria, tecelagem, reciclagem...

• Os Detectives da História – Programa lúdico-pedagógico, realizado no Convento dos Capuchos ou no Solar dos Zagallos.

• Histórias nos azulejos (no Solar dos Zagallos)

 
 
 
 

 

Air Force 1 07 Shoes,Nike Air Force 1 Flyknit Sneakers,Air Force 1 Mid 07,Nike Air Huarache Sneakers,Nike Air Jordan Sky High OG,Air Max 1 Ultra SE
NIKE FLYKNIT CHUKKA,NIKE FREE FLYKNIT NSW,NIKE FREE FLYKNIT MERCURIAL CHAUSSURES,NIKE FREE FLYKNIT NSW,Nike Free Flyknit NSW,NIKE FREE OG 14 BR MEN